Para fifam tem que ser mp3 para wav e o str aparece automaticamente depois que joga na pasta chants em formato wav . os gritos.
http://www.pesbrasil.org/comunidade/tutorial-criando-audio-adx-para-pes-todas-as-versoes-pas.htmINTRODUÇÃO:
Bom, resolvi compartilhar com vocês meu recente aprendizado de como criar músicas para colocar no seu PES2010 e em qualquer outra versão do jogo, se vc gostaria de ter um pack de músicas personalizado ou aquele grito da torcida do seu time no seu jogo, deixando ele mais real ainda, com esse tutorial, você poderá fazer isso tranquilamente, é bem fácil, basta ter alguns aplicativos instalados que serão usados nas edições dos áudios, vamos lá. Lembrando que o formato do áudio para o pes2010 e em qualquer versão do jogo é em formato ADX, mas como converter um áudio em formato MP3 para ADX, nesse tuto eu também vou explicar isso. Inicialmente vamos ver quais aplicativos você terá que ter para fazer as conversões necessárias:
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Observação: Passos de Formatos de áudio: MP3 > WAV > ADX
Programas necessários:
Editor de áudio: AudaCity
http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htmFunção: Editar o áudio podendo cortar ele onde vc quiser, colocar efeitos entre outras coisas e principalmente salvar seu áudio MP3 em formato WAV, formato o qual o DKZ vai reconhecer para converter em ADX!Se você quiser usar outro editor de áudio de sua preferência, também pode ser.
Conversor de áudio: DKZ Studio 0.92
http://www.ziddu.com/download/4622352/Dk...B.rar.htmlEra muito usado para edições e DB de PES5 e PES6, atualmente sua principal função se resume a converter áudio de WAV>ADX e ADX > WAV além de possuir um player próprio de áudio para reproduzir arquivos no formato ADX.
Editor de OF: PesEditor 2010
http://www.gamevicio.com.br/i/downloads/...index.htmlMuito usado para edição de DB entre outras funções, nesse caso será utilizado para localizarmos os slots de áudio de cada time.
PASTAS DE ÁUDIO DO PATCH PESBR 5.0:
DT01(Arquivos de Chantsde Torcidas
DT02(Arquivos de Músicas)
DT0Q(Arquivos de Narração)
PASSO-A-PASSO
GALERIA DE IMAGENS PASSO-A-PASSO
Siga as Imagens da última para a primeira.
1º Passo: CONVERTER MP3 EM WAV
A - Escolha o áudio MP3 que vc quer colocar ingame:
B - Abra o Audacity e nele abra o MP3 escolhido.
C - Edite como quiser o áudio ou simplesmente clique em FICHEIRO(Arquivo) em seguida em EXPORTAR e clique em OK, o Audacity
já salvou convertido em formato WAV automaticamente, escolha o local onde deseja salvar o áudio convertido em WAV e pronto.
D - Crie uma pasta e renomeie com qualquer nome e dentro dela coloque o arquivo de áudio que você converteu em WAV no Audacity e pronto.
2º Passo: CONVERTER WAV EM ADX
A - Agora abra o DKZ Studio e vá na aba UTILIDADES e escolha a opção ADX WAV CONVERSOR.
B - Agora com o conversor aberto clique no logo da pastinha que aparece do lado (Carpeta de Archivos) e selecione o áudio
em formato WAV que você converteu no Audacity, depois clique na pastinha de baixo (Carpeta de destino) e escolha o local onde
deve ser salvo o arquivo convertido para ADX. clique em COMEZAR e aguarde a conversão concluir, aparecerá um aviso de que o
processo foi concluído, clique em OK e pronto.
C - Agora verique que no diretório onde você especificou que fosse salvo o Arquivo está o Arquivo ADX, no meu caso eu escolhi que
fosse salvo no desktop mesmo, ma sisso é indiferente!
D - Após todo o processo de conversão de áudio, agora você pode testar seu aruqivo ADX com o próprio DKZ, que tem um player
de áudio para ADX, para isso basta abrir seu DKZ e clicar na aba UTILIDADES e clicar em AUDIO PLAYER e testar seu arquivo.
3º Passo: ADD ÁUDIO ADX INGAME
A - Para adicionar ao jogo este arquivo de áudio, basta você abrir sua pasta IMG do seu PATCH PESBR5 em seguida a pasta dt02 onde se encontram os audios de música do jogo e renomear seu arquivo de acordo com o arquivo a ser substituido, não impotando o nome do arquivo, mas sim a terminação dele no caso do exemplo: "_23". Pronto, seu arquivo de áudio está ingame.
B - Como fazer para Localizar os slots de áudio INGAME, basta você abrir seu PESEDITOR 2010 e escolher o time o qual você quer trocar os cantos de torcida por exemplo, e mostrará os slots referentes ao time.
C - Para substituir o arquivo de áudio, abra uma das pastas de áudio do seu Patch (Chants dt01)(Músicas dt02) (Narração dt03) e renomeie de acordo como foi explicado anteriormente, lembre-se sempre de faezr backup dos arquivos originais do patch. Bom jogo!
DICAS:
Aglioeolio Escreveu:
Em termos "práticos", eu poria uma qualidade de som 24khz stereo, ou 44khz mono, no Wave antes de transformar pra ADX.
O som com qualidade muito alta pode sobrecarregar a CPU, alem de ficar maior em mbytes o que prejudica quem vai fazer download do seu patch/MOD
A Konami nunca fez audio em Surround 5.1, pelo menos pra PC. Relaxo total Tongue
Por isso stereo ou mono, é indiferente.
A Opção do PES2010 pra 5.1 no settings é como a função "CMSS" das placas de som Creative, expande o original pras 5 caixas na qualidade que estiver feito.
Nem se compara a audio AC3/Dolby de um filme de DVD.